A cirurgia a laser da próstata para tratamento do HPB (hiperplasia benigna da próstata) é cada vez mais usado para desobstruir a próstata. Vários tipos de laser tem sido usados, entretanto, alguns de forma experimental. Vamos entender como o laser pode tratar o HPB (obstrução prostática benigna causada pelo adenoma)?

Visão breve do problema prostático – O crescimento benigno da próstata (hiperplasia benigna da próstata) é um evento inexorável ao envelhecimento. Ele começa a partir da terceira década de vida. Alguns homens evoluem com próstatas volumosas que causam obstrução ao fluxo de urina através da próstata. Este crescimento obstrutivo enfraquece o jato fraco, tornando-o cada vez mais afilado, acompanhado de outros sintomas miccionais. O paciente apresenta sintomas obstrutivos por anos, a ponto de achar que está urinando bem, mesmo com jato fraco. Saiba mais os sinais e sintomas do HPB.

“ Urinar bem é ter um jato forte e esvaziar a bexiga rapidamente”, assim como os adultos jovens o fazem.

Indicações da cirurgia em pacientes com hiperplasia benigna da próstata:

Estas duas classes de remédios são normalmente usadas para alivio dos sintomas urinários dos pacientes obstruídos.

Alguns pacientes tem muita dificuldade para conciliar o sono após acordar duas ou mais vezes. Por isso, pode ser prejudicial a qualidade de vida, ficando no dia seguinte muito cansados.

Sinais indiretos que mostram a deterioração do trato urinário inferior, avaliados por exames laboratoriais ou de imagem:

Se quiser saber sobre cuidados na cirurgia endoscópica da próstata.

Cirurgia da próstata à laser

O laser Versa Pulse da Luminis, XPS aumentou o diâmetro do feixe do laser para tratar a próstata, com potência máxima de 180W. Além disso, há maior durabilidade da fibra de laser. Pode tratar próstata maiores que 80 gramas, com diminuição do tempo operatório.

Técnica operatória

Usa-se uma camisa de cistoscópio de 24Fr com uma lente de 30 graus durante a cirurgia. A cirurgia causa vaporização da próstata, ou seja, o tecido prostático evapora. A energia pode ser aumentada até 180W, conforme a velocidade de vaporização desejada. Desta maneira, os lobos da próstata que estão obstruindo a luz da uretra, vão se abrindo. No final da cirurgia se forma uma loja ampla.

A laser coagula os vasos onde o tecido onde é aplicado a uma profundidade de 2 a 3 mm. Assim, ao término da cirurgia a urina escorre na sonda para o coletor quase sem sangramento.

Resultado da ablação a laser da próstata

O tempo de cirurgia dependeu do volume da próstata e da potência do laser em 1196 pacientes. O tempo para próstata menores de 80 g é de 45 minutos e para as maiores, de 80 minutos. Pacientes podem receber alta sem sonda vesical e urinando bem 12 horas após a cirurgia. Menos de 5% dos pacientes tiveram incontinência urinária e infecção do trato urinário em ambos os grupos. Ardência no pós-operatório ocorreu em menos de 15% e o sangramento ocorreu em 10% dos pacientes, em ambos os grupos. A média de duração do cateterismo é mais longa, de 34 e 26 horas conforme os tamanhos da próstata, respectivamente.

Os sintomas miccionais após a cirurgia se normalizaram rapidamente. O fluxo urinário de 6,5 ml/sec no pré-operatório passa a valores superiores a 18.

O fluxo urinário considerado bom deve ser superior a 15 ml/sec.

Vantagens do método

É possível realizar a cirurgia, sem que o paciente apresente a obstrução uretral causada pela formação dos coágulos no pós-operatório (retenção urinária por coágulos). O coágulos obstruem a saída da sonda vesical e por isso causa distensão da bexiga e dor.

Os pacientes com risco de tromboembolismo usam anticoagulantes que e podem ser operados com o laser. É o mais eficaz para a coagulação dos vasos sanguíneos.

A melhoria da fibra condutora do laser foi recentemente melhorada. Pode-se realizar a cirurgia com maior segurança e com tempo operatório menor. Na maioria dos casos é possível usar apenas uma fibra por procedimento, mesmo em próstatas volumosas.

A experiência com o laser em alguns hospitais americanos e europeus é antiga. Portanto, passando pela experiência do tempo para comprovação da sua eficácia.

A vaporização da próstata com laser é uma alternativa para tratamento de homens sintomáticos. Assim, pela desobstrução prostática há imediata e objetiva melhora dos sintomas comparável ao da RTU de próstata clássica. Além disso, o seguimento tardio destes pacientes se mostraram tão eficientes quanto a ressecção endoscópica da próstata. Saiba mais sobre sinais e sintomas do HPB e HoLEP.

Contudo, caso você queira saber mais sobre esta e outras doenças do trato gênito-urinário acesse a nossa área de conteúdo para pacientes para entender e ganhar conhecimentos. São mais de 145 artigos sobre diversos assuntos urológicos disponíveis para sua leitura. A cultura sempre faz a diferença. Você vai se surpreender!