-Doenças Sexualmente Transmissíveis (sexually transmitted diseases) – DST, ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são doenças geralmente transmitidas pelo contato sexual. Elas são causadsa por microrganismo, podendo ser o seu agente etiológico: vírus, bactéria, micobactéria, protozoário, parasita, fungo e eventualmente agentes mistos. Vale a pena entender dessas doenças para se proteger.

As infecções podem causar lesões na mucosa e pele da genitália masculina e feminina. As infecções podem invadir os tecidos e se disseminar sistemicamente e/ou lesam por contaminação ascendente a outros órgãos genitais, tanto nos homens como em mulheres. Podem causar infecção crônica na próstata, epidídimos, útero, trompas. Por isso, podem culminar em dano irreparável, como esterilidade masculina e feminina. Doença sexualmente transmissível pode estar implicadas na gênese do câncer, como o HPV na etiopatogenia do câncer do pênis e do colo de útero. As hepatites geralmente se  transmitem pelo contato sexual, sendo que estes vírus também se relaciona com o câncer do fígado.

DST - Entenda tudo sobre o assunto
DST – Entenda tudo sobre o assunto

Existem casos que a doença é transmitida sem que o portador manifeste nenhum sintoma. Pode ocorrer infecção por clamídia, sem sintomas em 50% dos homens e 75% das mulheres. Outras vezes, estes pacientes podem apresentar sintomas meses e até anos após sua contaminação em órgãos genitais ou distantes do local da infecção inicial.

Adultos jovens com dor no testículo são suspeitos de infecção crônica nos epidídimos, causada por clamídia ou micoplasma até prova do contrário.

Podem ocorrer casos sem secreção uretral ou vaginal significativa. Toda secreção uretral, vaginal e lesões ulceradas na genitália devem ser encaradas como doença sexualmente transmissível. Podem ocorrer aumento dos gânglios inguinais, que inclusive podem se ulcerar ou cursar com fístula para pele. Algumas destas doenças são febris, debilitantes e causam caquexia (emagrecimento progressivo).

Diagnóstico da doença sexualmente transmissível – DST

Depende do órgão afetado. Contudo, em alguns casos a lesão inicial pode não se manifestar, e desta maneira, tornando o diagnóstico da doença difícil. Pode ocorrer Lues (sífilis), sem que o paciente apresente a lesão ulcerada inicial. Entretanto, pode ser diagnosticada por lesão secundária que atinge pele e mucosa. Além disso, o diagnóstico pode ser suspeitado em órgãos distantes da genitália como nos olhos e garganta.

A identificação do agente é fundamental para o tratamento. A pesquisa do agente etiológico tanto local como em testes sorológicos podem revelar o diagnóstico. As vezes, exames sanguíneos inespecíficos podem dar pistas de que algo está errado no organismo.

Pacientes com secreção provenientes de fístula na bolsa escrotal devem ser investigados como tuberculose genital até prova do contrário. Geralmente, estes pacientes apresentam febre vespertina. A tuberculose é transmitida por gotículas da tosse, contato cutâneo-mucosa, transplacentária. Além disso, pode ocorrer pela urina e contato sexual. Pode causar infertilidade.

Tratamento

O tratamento indicado se baseia conforme o agente etiológico. O esquema e tempo de tratamento dependem do tempo da instalação da doença e do órgão acometido. Contudo, quando ocorre lesões extensas pode-se não restituir a função do órgão com o tratamento. Por isso, pode exigir remoção cirúrgica ou cirurgia reparadora. O tratamento evita danos a outros órgãos que não estão acometidos da doença, mas pode ocorrer danos pelo tratamento. Desta maneira, pode-se desenvolver surdez por uso de certos antibióticos.

Prevenção

Deve-se realizar a prevenção pelo sexo seguro, com uso do preservativo. Entretanto, mesmo assim, é possível ocorrer contaminação e desenvolvimento da DST. Um exemplo corriqueiro é o HPV em pacientes que usaram preservativo e que aparecem com lesões verrucosas na região do púbis.

Vírus são microrganismos muito menores que bactérias e fungos. Por isso, podem ultrapassar os poros do látex do preservativo. Seu uso diminui muito a população infectante, podendo melhorar a eficácia das defesas imunológicas do nosso organismo. Ainda mais, os vírus precisam das organelas celulares do hospedeiro para se multiplicarem e disseminarem seu ataque.

Atualmente está disponível a vacina para HPV quadrivalente. Deve-se aplicar a vacina dos 9 aos 26 anos, mas o ideal preconizado é ser administrada antes do início da atividade sexual. Saiba mais sobre prevenção do HPV. Além disso, pacientes adultos portadores de HPV devem receber a vacina para melhora da sua imunidade específica para este vírus.

A importância da postectomia

Pode-se indicar postectomia a pacientes de risco para doenças sexualmente transmissível, como ocorre com homossexuais com vários parceiros. Na África, a cirurgia causou decréscimo da incidência do HIV. A epitelização da mucosa do prepúcio e da glande torna a pele mais resistente a invasão de microrganismo causadores das DST.

O sexo anal causa uretrite por contaminação de bactérias intestinais, portanto, gram negativas. Deve-se realizar tratamentos profiláticos em pacientes que foram violentados, sendo instituídos drogas para protege-los de múltiplos agentes. Por isso, deve-se administrar tratamento com antirretrovirais para combater o vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA).

Evite a promiscuidade!

Contudo, caso você queira saber mais sobre esta e outras doenças do trato gênito-urinário acesse a nossa área de conteúdo para pacientes para entender e ganhar conhecimentos. São mais de 145 artigos sobre diversos assuntos urológicos disponíveis para sua leitura. A cultura sempre faz a diferença. Você vai se surpreender!