Câncer de pênis (CP). O que é?

câncer de pênis

O que é?

O câncer de pênis (penile cancer) é uma neoplasia que geralmente se inicia na glande ou no prepúcio, tem crescimento lento e progressivo, podendo invadir os tecidos profundos da haste peniana como as túnicas albugíneas dos corpos cavernosos ou esponjoso.

Asssim, tumores mais indiferenciados, composto por células mais agressivas, crescem mais rapidamente. Geralmente começa como uma ferida que coça.

Toda lesão vegetante (com crescimento perceptível a olho nú), endurecida, úlcero-vegetante ou ferida com crescimento que não cicatriza representa uma suspeita de câncer de pênis. Portanto, deve ser investigada. A lesão pode proliferar causando deformação vegetante e desfigurando a glande e o pênis. As lesões primárias localizam na glande, prepúcio e haste peniana em 60%, 23% e 9% dos casos, respectivamente.

Sintomas

O principal sinal é uma ferida eritematosa (lesão avermelhada da pele ocasionada por vasodilatação capilar) no pênis que não cicatriza, com crescimento lento e progressivo. Há casos em que a lesão está encoberta pelo prepúcio (nos pacientes com fimose). Assim, geralmente estas lesões estão infectadas.  Pelo meato prepucial escorre secreção purulenta. Pode haver suspeita de câncer quando, na palpação, sente-se uma lesão endurecida sob a pele prepucial.

Como a principal via de metástase é a linfática, o principal local examinado é a região ínguino-crural. Qualquer linfonodo endurecido deve ser considerado câncer até prove o contrário. Mas também existem casos em que os linfonodos não sentidos no exame de palpação. Até 20% dos pacientes sem suspeita clínica de linfonodos positivos à palpação vão estar comprometidos no exame microscópico. Raros casos diagnosticados inicialmente têm doença metastática à distância (nódulos com câncer longe do pênis e região inguinal).

Fatores de risco

A fimose ocorre quando o prepúcio não se descobre para exposição da glande. Estes pacientes têm risco 22 maior para câncer de pênis. Assim, por apresentarem esmegma, acúmulo de células epiteliais esfoliadas sob o prepúcio e urina estagnada que são irritativos para a mucosa prepucial.

O câncer de pênis é mais incidente em portadores do vírus HPV (sorotipos 16, 18, 31 e 33 apresentam risco 5-10 vezes maior) e, HIV (8 vezes maior). Além disso, em fumantes, pacientes de baixo nível sócio-econômico, com doença balânicas crônicas (balanite xerótica esclerosante – inflamação na pele que reveste a glande). Mais ainda, em pacientes com antecedentes de relação sexual com animais (zoofilia). Pacientes com passado de promiscuidade sexual e má higiene genital são os mais afetados.

Diagnóstico do câncer de pênis

Procure seu médico caso ocorra ferida no pênis, pois o diagnóstico precoce do câncer de pênis viabiliza sua remoção com pouco ou nenhum dano ao pênis. O diagnóstico é feito por biopsia da lesão, podendo ser realizada uma postectomia ampla (retirada do excesso de pele do pênis). Portanto, esta cirurgia pode ser importante e definitva para o tratamento da lesão primária e estadiamento local da doença.

Define-se o tipo histológico pelo exame anatomopatológico. A extensão loco-regional do câncer de pênis pode ser avaliada pela tomografia computadorizada. Todavia, é possível sua detecção pela infusão na lesão de radiotraçador para investigação do comprometimento linfonodal.

Tratamento

Por princípio oncológico, remove-se a lesão prepucial com margens amplas no prepúcio e, amputação parcial do pênis quando a lesão for invasiva. Algumas lesões primárias iniciais podem ser tratadas com laser (CO2 ou Nd-YAG) ou glandectomia.

Assim, lesões mais extensas podem exigir amputação total do pênis ou mesmo emasculação (remoção total do pênis e dos testículos). A linfadenectomia (remoção dos linfonodos que drenam as células do câncer de pênis para a região da virílha) se impõe nos pacientes com tumores invasivos. Portanto, o comprometimento linfonodal exige complementação por linfadenectomia inguinal bilateral. Além disso, se houver suspeita pélvica, linfadenectomia ilíaco-obturadora (remoção cirúrgica de um ou mais grupos de linfonodos).

A quimioterapia neoadjuvante é realizada nos casos avançados, ou seja como primeiro tratamento para regressão dos linfonodos inguinais e/ou pélvicos.

Prevenção do câncer de pênis

A prevenção do câncer de pênis passa por medidas higiênicas básicas, como limpeza do prepúcio e glande durante o banho. Paciente com fimose devem realizar postectomia.

Deve-se evitar a promiscuidade sexual e as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente as de origem viral, pois podem participar da etiologia da doença. Use camisinha. Não pratique zoofilia. Não fume. Vacine-se contra o vírus do HPV.

Contudo, caso você queira saber mais sobre esta e outras doenças do trato gênito-urinário acesse a nossa área de conteúdo para pacientes para entender e ganhar conhecimentos. A cultura sempre faz a diferença. Você vai se surpreender! Nele você pode escolher o assunto que está interessado a saber. Selecione em busca o que você procura.