Causas de mortalidade no mundo variam muito conforme a renda per capita, ou seja, de quanto ganho um cidadão vivendo em um país ou região. Assim, ela é obtida por meio da divisão da renda desta região pelo número de habitantes que nela vivem. Nos países desenvolvidos, quem trabalha tem o sustento garantido da sua família. Além disso, as diferenças salariais não são extremas. Portanto, quando todos vivem bem e poucos conflitos sociais naturalmente acontecem. A saúde e a educação são para todos. Por isso, o primeiro alicerce para se construir um país decente. As diferenças entre os civilizados e subdesenvolvidos são mais que a riqueza.

No Brasil

Ao se pensar em Brasil, pode-se inferir a mesma ocorrência. As doenças são distribuídas na população conforme as oportunidades sociais oferecidas. Desta maneira, é fácil entender que somos diferentes entre as regiões. Assim sendo, o que é problema de saúde no sul do país, é bem diferente da realidade no norte e nordeste. Portanto, desta maneira, entende-se que o desenvolvimento da população só melhora com a progresso da sociedade local.

Causas de mortalidade no mundo

Nos países ricos se vive mais e com mais conforto. Além disso, a esperança de vida é muito maior que nos países pobres. Neles se morre por causar próprias do envelhecimento, sedentarismo e também pelos excessos alimentares. Como conseguir isto? Simples, educação, trabalho justo e melhor distribuição de renda. Preste atenção: educação e melhor organização da sociedade. Sem privilégios para ninguém. Portanto, o que se tem que fazer? Dar condição para que a população se instrua. Deixar as vantagens de lado e trabalhar para o bem comum da comunidade. Desta maneira, prestar o melhor serviço que se possa oferecer. Não medir esforços para se atingir a excelência. Cada um tem que fazer a sua parte.

Mortalidade global em países subdesenvolvidos

Os países de baixa renda morrem de diarreia, doenças infecto-contagiosas e infecção pulmonar. Portanto, coisa que se houver o mínimo de condições sanitárias não vai acontecer. Nestes países o que se vê, é uma casta subjugando os mais necessitados. Um verdadeiro absurdo. Vamos dividir a riqueza e criaremos um mundo melhor e inclusive para o mais ricos em áreas pobres. Assim sendo, sempre fazer o próximo mais feliz e digno, com sorriso no rosto vai ser mais gratificante do que impor a miséria para estar por cima. Por isso, as cabeças têm que mudar.

Países pobres

Nos países pobres, a HIV/AIDS causam morte e isto decorrência do início da atividade sexual precoce, promiscuidade, falta de prevenção e de tratamento adequado quando com a doença. Assim sendo, nestes países, o cérebro é destruído pela falta de proteína no primeiro ano de vida. Estes cidadãos pouco aproveitarão da beleza e prazeres da vida. Para tal, quanta desigualdade para ser acabada. Quanto o mundo ainda tem que melhorar para se viver com mais dignidade. Assim, só na África, se afirma que há cerca de um milhão de crianças desnutridas. Mais ainda, mortalidade infantil é extremamente alta. Um verdadeiro desastre social.

Distribuição das 10 maiores causas mortes no mundo conforme a renda populacional em 2016

Baixa rendaRenda médiaRenda média altaRenda alta
Infecção respiratóriaIAMIAMIAM
DiarreiaAVCAVCAVC
IAMInfecção respiratóriaDPOCAlzheimer e demencias
HIV/AIDSDPOCCa bronquios e pulmãoCa bronquios e pulmão
AVCTuberculoseAlzheimer e demenciasDPOC
MaláriaDiarreiaInfecção respiratóriaInsuficiência respiratória
TuberculoseDiabetesDiabetesCa cólon e reto
Parto prematuroComplicações pré-natalAcidente automobilísticoDiabetes
Asfixia e trauma ao nascimentoCirrose hepáticaCa hepáticoDoenças renais
Acidente automobilisticoAcidente automobilisticoCa estômagoCa de mama

Infarto agudo do miocardio: IAM Doença pulmonar obstrutiva crônica: DPOC Ca: câncer Acidente vascular cerebral: AVC (Derrame)

Causas de mortalidade no mundo em pacientes oncológicos

É interessante notar que o câncer de traqueia, brônquios e pulmão, câncer hepático, mama e estômago aparecem como causa de mortalidade em países do renda per capita média e alta. Por outro lado, não há nenhum tipo de câncer no países com renda baixa e média entre os 10 primeiros mais incidentes. A esperança de vida é por vezes menor que 50 anos. Nos de renda alta aparecem os casos de câncer cólon e reto e de mama. Entretanto, o câncer mais frequente no homem é o de próstata, mas não aparece em nenhum cenário em países ricos ou pobres.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é muito incidente, mas na maioria das vezes a sobrevida é longa, por vezes muito maior que 10 anos. Inclusive, vale lembrar que se diagnosticado no seu início é plenamente curado. Portanto, é necessário mudar a ideia que uma vez com câncer, você vai morrer. Na fase inicial do câncer de próstata, a sobrevida é ótima. Além disso, alguns casos de câncer de próstata são apenas seguidos, por vigilância ativa, ou seja, só se trata quando ocorre sua progressão local.

Nestes pacientes sob vigilância, apenas 30% destes pacientes são tratados em 10 anos de seguimento, sendo que a mortalidade câncer específica, ou seja, causada apenas pelo câncer em 10 anos vai superar os 90%. Portanto, o diagnóstico preciso da doença é fundamental para planejar a melhor conduta. A cirurgia bem conduzida pode manter a continência e ereção dos pacientes. Nada de próteses penianas ou esfincter articial, o que implica em novas cirurgia para resolver complicações da cirurgia.

O que esperar para o futuro do Brasil

Finalizando, a corrupção é um mal muito maior do que se pensa. Assim, quando se retira o dinheiro para melhorar as condições da população, quanto desastre social não se comete. Portanto, tirar o dinheiro da saúde e da educação é simplesmente inadmissível. Por isso, o roubo e o abuso de poder devem ser ferozmente combatidos. Para tanto, roubar os cofres deve ser exemplarmente combatido pela justiça. Não, aos acobertados da lei. Desta maneira, sem justiça para todos, não se pode fazer um país melhor.

Num país como o nosso, ver algum passando fome, explorando os lixos a procura de comida é realmente lamentável. Mais ainda, falta de saneamento básico e condições dignas de moradia. Todos poderemos fazer deste país maior e sem precedentes para o progresso das futuras gerações. Assim sendo, com educação de qualidade, em duas gerações pode-se mudar as perspectivas, tornando a sociedade mais justa e equânime. Chega de ignorância.

Mortalidade no mundo

A mortalidade no mundo em países do primeiro mundo em breve superará os 100 anos e os velhos estarão mais jovens do que os de hoje. Por outro lado, a pobreza no mundo deve ser combatida. Justiça para todos. Assim, poderemos viver em paz e mais felizes. Pois, o nosso irmão é igual a nós. As causas de mortalidade no mundo dever ser igual para todos os continentes. Portanto, neste dia, o mundo certamente vais ser melhor. Por consequência, não querendo ver no próximo, o que não queremos para nós.

Contudo, caso você queira saber mais sobre esta e outras doenças do trato gênito-urinário acesse a nossa área de conteúdo para pacientes para entender e ganhar conhecimentos. São mais de 145 artigos sobre diversos assuntos urológicos disponíveis para sua leitura. A cultura sempre faz a diferença. Você vai se surpreender!