EnglishPortuguês

Coronavírus – Regras básicas

coronavírus

As regras básicas do combate sobre a epidemia do Coronavírus já estão plenamente divulgadas pela mídia para toda a sociedade brasileira. Portanto, todos devem se esforçar para sua proteção e também para que os membros do seu convívio fiquem fora desta pandemia. Esta é a melhor arma para o enfrentamento da virose, conhecer sobre a doença para sua proteção pessoal, familiar e dos seu amigos.

A doença quando se instala clinicamente é grave, com múltiplos órgãos que podem ser agredidos pelo vírus. As defesas imunológicas são melhores nos mais jovens, mas é mais deficiente nos mais idosos. Portanto, este é o grupo de pacientes que devem ser protegidos com maior eficiência.

A pandemia de coronavírus

A pandemia do coronavírus deixou a todos surpresos e perplexos. Hoje o mundo inteiro está com sua atenção voltada para medidas que possam diminuir sua propagação. A ordem agora é a diminuição da sua proliferação.

A restrição da mobilidade das pessoas deve ser a maneira mais prática para sua contenção. As pessoas e suas famílias devem ficar confinadas para que se possa controlar a disseminação da doença. De preferência em local ventilado. Apesar da infecção do coronavírus não causar grandes complicações aos mais jovens, ela é perigosa para aqueles que tenham mais de 60 anos. Além disso, acima dos 80 anos, o risco de mortalidade chega a 20%.

A piora clínica é observada pela progressão da dificuldade respiratória. Estes pacientes geralmente são entubados para receber ventilação assistida. Obviamente, o acamamento prolongado favorece a infecção secundária. Nestas condições, a manutenção da vida exige atendimento por profissionais especializados em regime de terapia intensiva, cujo custo é extremamente caro.

O enfrentamento por medidas protetivas epidemiológica é a melhor arma que hora dispomos. Remédios específicos ainda estão sendo testados e quando apresentarem algum efeito, então, é que serão produzidos em larga escala. Tudo isto, portanto, ainda muito longe da nossa necessidade atual. A produção de vacina geralmente demora mais de 2-5 anos.

Profilaxia da pandemia

O que nos resta para combater a epidemia é saber alguns conhecimentos básicos de higienização que já estão bem divulgados pela mídia. Devemos praticá-los cegamente. Além disso, seguir os princípios de isolamento como principal medida para diminuir a disseminação da doença. Evite praticar propostas absurdas de novos cuidados de higiene pessoal e produtos mirabolantes para matar o coronavírus.

O uso de máscara para proteção oro-nasal é fundamental. Deve-se usá-la toda vez que se sair de casa. Isto te proteje e também as pessoas que circulam próximo de você. Além disso, deve-se praticar o distanciamento interpessoal. Provavelmente, isto vai longe e com certeza teremos que fazê-lo ao longo deste ano todo. Não se deve permanecer em ambiente fechado e aglomerado, pois esta doença é extremamente transmissível. Basta uma pessoa assintomática para passar a doença as outras que compartilham esse ambiente. Portanto, distanciamento interpessoal deve ser a regra. Procure estar bem de saúde, alimente-se, pratique algum exercício diariamente e durma bem.

Lave as mãos e use álcool gel

Lavar as mãos e o rosto constantemente é a regra a ser seguida. Álcool gel quando não puder lavá-las. Simples assim. Ambos causam danos a proteínas e lipídeos da cápsula do vírus, e portanto, impedem sua multiplicação e disseminação no hospedeiro – o homem. Você deve se informar apenas em sites oficiais do Ministério da Saúde e em sociedades específicas como de Clinica Médica, Pneumologia, Geriatria, Infectologia, Cardiologia, etc.

Com o tempo, todo este padecimento será apenas lembranças de que um dia isso aconteceu. Saibamos tirar lições desta nova realidade. O homem deve viver com respeito ao próximo e a todos seres vivos.

Contudo, caso você queira saber mais sobre esta e outras doenças do trato gênito-urinário acesse a nossa área de conteúdo para pacientes para entender e ganhar conhecimentos. São mais de 140 artigos sobre diversos assuntos urológicos disponíveis para sua leitura. A cultura sempre faz a diferença. Você vai se surpreender!

Referência

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus

× Agende sua consulta