EnglishPortuguês

Estou com câncer de próstata

Me ajuda, doutor!

  • Estou com câncer de próstata. Como devo ser tratado?
  • Quem cura mais prostatectomia radical ou radioterapia?
  • A cirurgia do câncer de próstata é sempre a mesma?
  • Posso morrer porque tenho câncer de próstata?
  • Minha vida chegou ao fim porque tenho câncer de próstata?
  • O robô é a melhor opção para cirurgia do câncer de próstata? 
  • Quanto tempo demora minha recuperação se for operado?

A cirurgia para o câncer de próstata evoluiu muito desde que foi difundida pelo prof. Dr. Patrick Walsh, do Hospital Johns Hopkins (EUA) em1982. Ele descobriu como preservar a continência urinária e a ereção peniana. Aos poucos, os centros médicos foram realizando cada dia mais esta operação. 

A introdução do exame de PSA para o diagnóstico do câncer de próstata em 1986 multiplicou os casos identificados da doença em fase inicial (quando a cirurgia pode curar mais de 90% dos casos).

Entretanto, quanto mais cirurgias foram feitas, mais se conhecia os pormenores da anatomia loco-regional e a sua evolução clínica. Passou-se a reconhecer as doenças que não tinham sua forma mais agressiva. 

Neste cenário, a conduta indicada mudou e, hoje, pelo menos 30% dos casos não são submetidos à cirurgia de imediato, para serem acompanhados ativamente.

Além disso, novos meios para o diagnóstico da doença ganharam destaque, seja no pré ou no pós-operatório. Assim, pouquíssimos pacientes tratados com a doença inicial evoluem para óbito.   

As técnicas para realização da prostatectomia radical são boas em mãos experientes, porém a cirurgia robótica a tornou mais fácil, melhorando a visibilidade, diminuindo os riscos de sangramento, facilitando a recuperação pós-operatória com menor dor e tempo de sondagem vesical. 

Todavia, a experiência do cirurgião faz a diferença na sua qualidade final.  

Os artigos que falam sobre estes temas são:

https://www.drfranciscofonseca.com.br//tecnicas-de-prostatectomia-radical/ https://www.drfranciscofonseca.com.br//prostatectomia-ou-radioterapia/

× Agende sua consulta