Frequência urinária

Me ajuda, doutor! 

  • Eu estou urinando muitas vezes por dia.
  • Eu estou urinando aos pouquinhos.
  • Meu jato da urina está fraquinho. O que é isto? 
  • Minha urina começa fraca e melhora aos poucos.
  • Sempre acho que acabou mas ainda tem mais urina

Por que a frequência urinária é sinal de que alguma anormalidade está ocorrendo no trato urinário? Assim, quando isto ocorre subitamente em uma pessoa mais jovem geralmente significa que algo de agudo está ocorrendo. Geralmente, se tratam de doenças que causam inflamação na bexiga, deixando-a irritada. A bexiga simplesmente não consegue se encher, pois é disparada uma vontade incontrolável de urinar. Todavia, se a pessoa não obedecer, pode inclusive urinar na roupa. A isto chama-se de urgência urinária.

Frequência urinária pode ser cistite aguda

Cistite na mulher é doença que apresenta sintomas clássico que claramente remete a este diagnóstico. Geralmente, a mulher se queixa de ardência miccional ao final do jato, frequência urinária aumentada e urgência, pois a pessoa não consegue reter a urina. Por vezes, nas mulheres jovens e sexualmente ativas acontece após o coito. Desse modo, seu tratamento deve ser realizado com antibióticos comuns e por apenas três dias. Assim, é mais do que suficiente. A própria urgência miccional é a resposta do organismo a agressão bacteriana que se instalou na bexiga. Se urina muito para expulsar as bactéria, com menos fica mais fácil a defesa.

Entretanto, muitas mulheres apresentam cistite de repetição.

Os artigos que falam sobre sintomas urinários são: cistite na mulher, frequência urinária aumentada e incontinência urinária na mulher são:

Estes sintomas também podem ocorrer quando você, homem ou mulher, portanto, você pode estar com algo que cause irritação na bexiga. Talvez, o melhor exemplo seja quando se está eliminando um cálculo renal. Deste modo, no seu trajeto (dos rins até sua saída pela uretra), o cálculo pode causar inúmeros sintomas e alguns deles insuportáveis, como a dor em cólica. Geralmente, a dor irritativa do cálculo é mais intensa quando ele está na iminência de cair dentro da bexiga, portanto, quando localizado no ureter distal. Contudo, o mais importante que seu tratamento é a prevenção do cálculo renal. Mas, pode também ser causada por qualquer infecção do trato gênito-urinário (rins, ureteres, bexiga, próstata, vesículas seminais, epidídimos e testículos).

Para maior conhecimento, portanto, leia os artigos que falam sobre sintomas urinários relacionados a cálculos renais são: