O HoLEP pode ser oferecido a paciente que sofre de HPB, a hiperplasia benigna da próstata. Seus sintomas interferem na sua qualidade de vida. Desta maneira, inclusive para os pacientes que falham ao tratamento medicamento. Além disso, pode ser usada em paciente que apresente nova obstrução miccional após terem sido submetido a RTU de próstata. Saiba por que o HoLEP se tornou a cirurgia mais preferida para resolução definitiva do HPB.

O HoLEP, usa a energia do laser para remover toda a obstrução do adenoma prostático. Portanto, é mais desobstrutiva e definitiva para solução da obstrução prostática benigna. Assim, o laser de holmium, que produz alta energia, é mais efetivo para remover todo adenoma sobre a cápsula prostática. Portanto, é muito difícil que ocorra uma nova obstrução urinária no futuro.

Aumento do HPB com o envelhecimento

O aumento da próstata é chamado de HPB. É uma doença comum, que obstrui a saída da urina pela próstata, e ocorre progressivamente com o envelhecimento dos homens. Estima-se que acometa cerca de 50% dos homens de 51 a 60 anos. Contudo, pode chegar até 90% dos homens com mais de 80 anos. Portanto, a HPB pode ser considerada a doença urológica mais disseminada entre os homens. Saiba o que é HPB.

Os sintomas ocorrem pela compressão da uretra, uma vez que provoca retenção crônica da urina na bexiga. A pessoa não esvazia bem a bexiga, podendo inclusive culminar com retenção urinária aguda. Nesta condição, a dor é simplesmente insuportável. Assim, o paciente precisa passar uma sonda para o esvaziamento imediato da bexiga. Contudo, seu esvaziamento urinário deve feito obrigatoriamente lentamente para não causar sangramento urinário. Se rápido, causa uma pressão negativa que rompe os vasos da bexiga e se inicia o sangramento.

Verdades aceitas por estudos de HPB:

HoLEP

Os sintomas comuns que podem ocorrer com o crescimento da próstata são:

Complicações da retenção urinária

Jato miccional afilado e retenção urinária

Retenção urinária

Os sintomas urinários podem ser classificados em leve, moderado e grave. Os leves podem ser tratados com medicamentos. Já os pacientes com sintomas graves são candidatos para a desobstrução cirúrgica da próstata. De maneira geral, estes pacientes vão ser operados de 10-25% em 4 anos de seguimento. Saiba mais sobre sintomas da próstata.

O problema do uso crônico dos medicamentos

O grande problema é usar medicamentos além do tempo eficaz, ou seja que melhore as condições miccionais. Quando isso ocorre, a bexiga fica sofrendo pelo sistema de hiperpressão. O detrusor se torna espessado e há diminuição do volume da bexiga. Desta maneira, ela vai deteriorando lentamente e por vezes de maneira irreversível. Os medicamentos melhoram pouco a pressão do fluxo urinário. Já estão tão sintomáticos que a pequena melhora já parece ser muita melhora. Estes pacientes avaliados por exame endoscópico mostram bexiga com trabeculação muscular. Com toda certeza, é decorrente do tempo prolongado de micção obstruída.

Existem vários tipos de cirurgias que são usadas para desobstruir a próstata. Geralmente é feita ressecção transuretral da próstata (RTU) ou uma adenomectomia aberta. Geralmente, a indicação da cirurgia é baseada no seu tamanho. Essas cirurgias estão disponíveis na maioria dos hospitais. Saiba sobre os cuidados no pré e pós-operatório da RTU de próstata.

Indicação da RTU de próstata

O HoLEP, a enucleação endoscópica da próstata com holmium laser

Assim, o HoLEP, a cirurgia da próstata à laser, ganha ampla popularidade como a mais moderna cirurgia de HPB. O HoLEP remove a próstata através da uretra. Esta cirurgia é eficaz para qualquer volume da próstata. Nas cirurgias de HPB o que se remove é o adenoma, ou seja um tumor de crescimento benigno da próstata. A zona periférica, onde ocorre mais de 75% das neoplasias de próstata não se  remove e nem pode-se violar a capsula que separa o adenoma da zona periférica. Portanto, estes pacientes devem ser seguidos pelo risco de câncer de próstata que ocorre com o envelhecimento. Saiba mais sobre o HoLEP.

O procedimento demonstrou ter resultados superiores a curto e longo prazo RTU da próstata e na prostatectomia suprapúbica. Saiba mais sobre a cirurgia da próstata à laser, a enucleação da próstata com holmium laser – HoLEP.

Os benefícios do HoLEP incluem:

Todos pacientes experimentam sangue na urina durante o primeiro mês, mas a necessidade de transfusão de sangue é de 1%. Por isso deve-se evitar esforço físico e constipação intestinal.

Pacientes com insuficiência renal obstrutiva, que urinam mal há muito tempo, podem melhorá-la após o HoLEP.

O risco de complicações é menor do que outros procedimentos. O motivo é que o laser de holmium causa pouco dano ao tecido saudável da próstata, penetrando apenas 0,3mm no tecido remanescente da próstata.

Sobre a incontinência urinária pós-HoLEP

A incontinência urinária transitória é comum. Contudo, a incontinência após o primeiro ano do procedimento ocorre em aproximadamente 1% dos pacientes. Se a próstata for maior que 100 gramas, a incontinência por estresse ocorre em cerca de 10%. Contudo, geralmente desaparece em seis semanas.

Novas técnicas do HoLEP estão minimizando esta ocorrência e a maioria dos pacientes ficam continentes desde a remoção da sonda. Nesta técnica, o cirurgião libera o esfíncter (músculo que prende a urina) na fase inicial da enucleação da próstata.

Entre os efeitos colaterais estão a ejaculação retrógrada, que ocorre em 75% dos casos. Porém, a função erétil pode melhorar após o HoLEP em alguns casos. Entretanto, cerca de 5% dos pacientes podem evoluir com estenose uretral.

Os ensaios clínicos comparando o “padrão ouro” da RTU de próstata mostram consistentemente vantagens para o HoLEP.

Vantagens inequívocas da enucleação endoscópica com Holmium laser – HoLEP incluem:

Contudo, caso você queira saber mais sobre esta e outras doenças do trato gênito-urinário acesse a nossa área de conteúdo para pacientes para entender e ganhar conhecimentos. São mais de 150 artigos sobre diversos assuntos urológicos disponíveis para sua leitura. A cultura sempre faz a diferença. Você vai se surpreender!