Fimose (phimosis) é a incapacidade de expor a glande ao se retrair o prepúcioNa maioria das vezes, é causado por anel que impede sua retração. A função principal do prepúcio é proteger a glande e o meato uretral. O leigo acha que é uma pequena cirurgia e que é fácil realizá-la, todavia, se não executá-la bem, o prejuízo pode ser para sempre. As vezes, é preciso realizar uma cirurgia plástica para resolver o problema que ela acarretou. Entenda mais sobre esta doença comum e reflita se você precisa mesmo ser operado.

A porção interna do prepúcio é constituída de mucosa e a externa de pele ou seja tecido estratificado. A mucosa do prepúcio recobre a mucosa da glande. A glande é rica tem terminações sensitivas, e portanto especializa para capturar a sensibilidade durante o coito. Por isso, é fundamental para o desencadear o estímulo erótico sensitivo. Então, os conhecimentos devem ser aplicados durante a cirurgia para se obter o melhor resultado, tanto cosmético como funcional.

Apenas 4% dos recém nascidos retraem o prepúcio ao nascimento, mas nem todos tem fimose verdadeira. Por isso, a retração completa aumenta com a idade, enquanto que a taxa de fimose decresce. No final do primeiro ano, a retração é possível em 50% dos meninos, mas é de 89% no terceiro ano, 8% nos 6-7 anos e 1% aos 16-18 anos. Saiba mais sobre fimose.

Sintomas da fimose

Os sintomas quando ocorrem são causados pelo processo inflamatório: hiperemia ou seja, vermelhidão, inchaço, prurido até ulceração superficial. Todavia, nos casos com infecção local pode-se observar saída de secreção purulenta.

As balanites podem evoluir com aderência entre a glande e o prepúcio causando dor e dificuldade para expor a glande. Isso pode favorecer a novos episódios de balanites. Além disso, se ocorrer ereção dolorosa, pode haver com sangramento prepucial e ardência miccional. Entretanto, casos extremos de obstrução prepucial pode-se observar dilatação prepucial causada pela obstrução do anel prepucial ao jato urinário. Saiba mais a cirurgia circuncisão ou postectomia.

Diagnóstico da fimose

É realizado pelo exame físico ao se expor a glande e observar que é impossível sua exposição.

A fimose predispõem a criança a inflamação causada pelo contato constante da urina com a glande e prepúcio (balanopostite). Por isso, ocorre proliferação bacteriana e consequente balanopostite. Desta forma, causa aderência entre o prepúcio e a glande. Quando as aderências forem intensas, pode causar deformidades pelas cicatrizes entre a glande e o prepúcio. A fimose pode acontecer em qualquer idade, incluindo nos idosos. Isto ocorre pelos processos inflamatórios repetitivos que pioram o anel prepucial pelo aumento da fibrose.

Tratamento

A hidratação com cremes pode melhorar a elasticidade da pele e facilitar sua retração para a higiene diária. Em alguns casos bem selecionados, principalmente nas crianças, pode-se usar cremes de corticóides de baixa potência. O esmegma, ou seja, secreções das glândulas sebáceas e sudoríparas, e de células da mucosa predispõem a infecção local. Saba sobre doença associadas como a hidrocele.

Só se deve operar o paciente com fimose verdadeira!

Caso haja estreitamento prepucial deve-se indicar a postectomia. Esta cirurgia consiste na remoção da pele estenótica que obstrui a glande em qualquer idade. Entendo que não é necessário remover o prepúcio totalmente, devendo recobri-la parcialmente. Isto é importante para não prejudicar a função das glândulas localizadas no prepúcio e na glande. Além do que se recobre a coroa prepucial, que produzem muco (glândulas de Batson).

Quando se remove muita pele pode ocorrer que na ereção a pele não seja suficiente para acomodar a expansão do pênis e aí o paciente tem dor a ereção. Imagine só que enrosco. Portanto, entender a anatomia é fundamental para o sucesso da cirurgia. Os pontos devem ser feito com fios finos e absorvíveis pelo organismo para que sejam eliminados rapidamente.

Prevenção

Todos homens nascem com prepúcio e portanto não devem ser operados. Casos com prepúcio exuberante pode-se indicar a cirurgia, principalmente se houver incomodo ou causar desconforto durante o coito. Saiba mais sobre freio curto do pênis.

A ereção pode evidenciar o anel do prepúcio apertado. Nestes casos, ao término da relação é comum observar edema prepucial. A postectomia previne a parafimose, ou seja, a constrição do anel prepucial que causa edema e dor. Desta maneira, se intensa pode causar isquemia e até necrose da glande. Parafimose deve ser tratada rapidamente.

Outras indicações são as infecções recorrentes do trato urinário nas meninos, balanopostite recorrente e balanopostite xerótica obliterante. Além destas, a cirurgia também diminui as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive HIV. A postectomia previne o câncer de pênis no homem e o câncer de colo de útero na mulher. Isto porque a mucosa fica mais espessa e pela facilidade com a higiene local. Saiba mais sobre câncer de pênis.

Concluindo, o exame físico é fundamental para a decisão de como se tratar, desde realizar tratamento com medicamentos locais até realizar a cirurgia. Assim quando indicada a postectomia, esta deve ser feita com intuito de remover o anel prepucial sem no entanto, descobrir completamente a glande. Quando isto é feito, a mucosa lentamente se transforma em pele. Por consequência, o paciente passa a ter menor sensibilidade durante a relação sexual.

Contudo, caso você queira saber mais sobre esta e outras doenças do trato gênito-urinário acesse a nossa área de conteúdo para pacientes para entender e ganhar conhecimentos. São mais de 145 artigos sobre diversos assuntos urológicos disponíveis para sua leitura. A cultura sempre faz a diferença. Você vai se surpreender!