Câncer de bexiga não-músculo invasivo é o carcinoma que não invade a musculatura própria da bexiga (pTa, pT1 e CIS). Sinais e sintomas. O principal sinal é a hematúria (sangue na urina). Saiba porque você deve se preocupar se ver sangue na urina.

O principal sinal é a hematúria ou sangramento na urina. A hematúria é o sinal mais comum em câncer de bexiga. Pode ocorrer em 50% a 80% dos casos.

Geralmente a hematúria é total, ou  seja, urina francamente avermelhada. Porém pode apresentar coágulos sanguíneos, ou seja, hematúria franca, de aparecimento intermitente e indolor. A urina pode ficar com uma coloração rósea ou amarelo mais escuro (hematúria microscópica). Porém, a macroscópica é câncer de bexiga em 13-34,5% e a microscópica em 0,5-10,5%.

Estádios do câncer de bexiga não-músculo invasivo

Os tumores vesicais não-músculo invasivos representam 3 grupos de tumores, os pTa, pT1 e CIS. Portanto, os três grupos têm evolução clínica distinta.

CIS – carcinoma in situ

O CIS é tumor plano, restrito ao urotélio e extremamente descamativo, ou seja, desprendem suas células na urina.

Não são visíveis aos meios de imagem mais sofisticados, como a tomografia ou ressonância. Mesmo quando avaliados pela cistoscopia podem não ser visualizados, mas podem ser suspeitos se ocorrer áreas avermelhadas e elevadas. Se parecem como um veludo na endoscopia.

Contudo, deve-se sempre ser lembradas em pacientes que se queixam de sintomas irritativos refratários aos tratamentos com medicamentos. Mais ainda, se não apresentem obstrução infravesical, ou seja: HPB ou estenose da uretra.

Estes casos podem se manifestar com sintomas como: urgência, disúria (ardência ou desconforto ao urinar), frequência e nictúria, ou seja, acordar várias vezes para urinar.

O que ocorre se for atrasado o diagnóstico do CIS?

Todavia, pode ser ser mal-diagnosticado como cistite bacteriana recorrente. Este último é mais comum em mulheres e pode, em parte, levar ao pior prognóstico. Porque o atraso do diagnóstico provoca aumento do tumor. Portanto, todo paciente com urgência, sem obstrução urinária deve ser considerado portador de CIS até prova do contrário.

A metade destes pacientes evoluem para carcinoma invasivo de bexiga em 5 anos. Aproximadamente 80% dos pacientes com CIS tem sintomas irritativos. A presença deste sintoma duplica o risco do CIS, 5% versus 10% em pacientes com hematúria.

No entanto, além da hematúria, outros sintomas são vistos comumente em outras doenças urológicas. Pode ocorrer no: HPB, infecção do trato urinário e litíase ou seja, calculose do trato urinário. Portanto, são diagnósticos diferenciais do câncer de bexiga.

Outros sintomas

Outros sintomas podem estar associados se ocorre infecção do trato urinário. Podem ser consequentes à obstrução urinária causada pelo crescimento prostático nos homens. O crescimento da próstata obstrui a uretra ao passar por dentro da próstata. Portanto, podem ocorrer sintomas: jato miccional enfraquecido, dificuldade para iniciar o jato, micção interrompida, esvaziamento vesical incompleto e nictúria.

Além disso, o desaparecimento da hematúria, com normalização do aspecto da urina, não afasta a possibilidade do câncer.

Diagnóstico do câncer de bexiga

Deve-se investigar toda hematúria com exames de imagem, ultrassom e/ou tomografia das vias urinárias. A hematúria pode ter origem em qualquer órgão do trato urinário, desde o rim até a bexiga. O mais importante é a endoscopia feita com o cistoscópio.

Anatomia patológica

O câncer de bexiga não-músculo invasivo é uma doença que reforça a sua origem multifocal no urotélio. O urotélio é o epitélio que recobre todo trato excretor urinário. Assim sendo, o caminho por onde passa a urina, desde os rins, dos cálices renais até a uretra. Nos homens, o urotélio vai a até a uretra prostática e nas mulheres até o terço médio da uretra. O tumor próprio do urotélio é chamado de carcinoma urotelial.

A recorrência da doença após a ressecção endoscópica transuretral do tumor depende da anatomopatológica do tumor. Quando mais indiferenciado, maior será a recidiva, ou seja, reaparecimento de novo tumor em qualquer parte do urotélio.

Recidiva conforme a anatomia patológica do câncer de bexiga

Veja como ocorre as chances de recidiva, conforme a histopatológico do tumor (avaliado pelo patologista):

1. Papiloma urotelial – recorrência taxa de 9% a 31%, mas sem risco de progressão para os tumores de alto grau.

2. Carcinoma urotelial papilífero de baixo potencial de malignidade – a taxa de recorrência de 17% a 62% e taxa de progressão para o grau mais alto de menor que 8%.

3. Carcinoma urotelial papilífero de baixo grau – recorrência taxa de 48% a 71% e taxa de progressão e morte é menor que 5%.

4. Carcinoma urotelial papilífero de alto grau – a taxa de recorrência de 34% a74% e taxa de progressão de 15% a 40%.

Saiba mais sobre a prevenção do câncer de bexiga.

Portanto, sinais e sintomas de irritabilidade acompanhada de sangue na urina, você deve procurar seu urologista. Porque, quanto mais rápido for feito seu diagnostico, melhor é a chance de cura.

Contudo, caso você queira saber mais sobre esta e outras doenças do trato gênito-urinário acesse a nossa área de conteúdo para pacientes para entender e ganhar conhecimentos. São mais de 145 artigos para você entender as doenças urológicas. A cultura sempre faz a diferença. Você vai se surpreender!