A varicocele é a dilatação das veias do cordão espermático. Por ele passam as artérias, veias e linfáticos que nutrem os testículos e epidídimos. Portanto, na maioria dos casos é uma anomalia congênita. Estima-se que até 15-20% dos homens são portadores de varicocele e são geralmente assintomáticos. Geralmente se formam na adolescência. Daí, a importância para se avaliar neste período da vida os homens pelo urologista. Entenda por que esta cirurgia pode beneficiar sua vida.

No geral, os pacientes não relatam sintomas e inclusive são pegos de surpresa pelo seu diagnóstico ao exame físico. São varizes do cordão espermático. O urologista suspeita do diagnóstico com um teste ao exame físico, pela palpação do cordão espermático ao sentir o enchimento das veias pela manobra de Valsalva. Ela revela aumento dos vasos como aumento da pressão abdominal ao obstruir com o dorso da mão a boca ao expirar sem deixar sair o ar. Isso aumenta a pressão abdominal e se o paciente tiver varicocele, o médico sente em seus dedos o enchimento das veias do cordão espermático.

1. Causas mais raras

Entretanto, existem doenças que podem causar a dilatação destas veias. Ocorrem na sua maioria por tumores volumosos, como os sarcomas. Estas neoplasias muito raras podem causar compressão da veia espermática que passa no retroperitônio, ou seja área anatômica que se encontra atrás do abdômen. Além disso, outros tumores que podem causar a varicocele secundária como os tumores volumosos renais ou da adrenal esquerda, que por ventura cresçam dentro da veia renal esquerda.

veia espermática esquerda desemboca inferiormente na veia renal esquerda, e ainda trombos tumorais podem cresce dentro da veia cava, que é a principal veia do abdômen que retorna o sangue ao coração. A veia espermática direita desemboca na veia cava. Em 10% dos casos a varicocele é bilateral.

A varicocele não afeta a ereção.

2. Sinais

Varicocele - Tudo que você precisa saber
Varicocele, tudo que você precisa saber

Geralmente os pacientes portadores de varicocele não apresentam nenhum sintoma de dor testicular. Entretanto, nos casos avançados, as veias dilatadas são vistas na bolsa testicular, mesmo sem esforço físico. Poucos pacientes podem referir dor quando realizam exercícios físicos vigorosos, mas isto é uma exceção.

O diagnóstico pode ser feito durante exame físico de um adolescente, pois a dilatação das veias espermáticas geralmente aparecem na puberdade. Raros casos podem ser vistos em crianças ou depois dos 40 anos de idade.

Além disto, pode ocorrer atrofia testicular unilateral e bilateral. Por isso, o dano intenso dos testículos podem diminuir a produção de testosterona, com consequente implicações sistêmicas na saúde do paciente. A testosterona é formadas pelas células de Leydig, que estão localizadas no interstício, entre as glândulas de formam os espermatozoides. A varicocele pode ser a causa de infertilidade masculina por sua diminuição de espermatozoides, além de afetar a sua motilidade.

3. Diagnóstico

O diagnóstico geralmente é feito durante exame físico da genitália, pela visualização das veias dilatadas. Algumas vezes se observa que o testículo esquerdo é menor que o direito e mais amolecido. A varicocele pode causar dano a ambos os testículos.

Não há dor ao exame físico dos testículos. Por isso, quando ocorrer deve-se pensar que esteja ocorrendo outra anormalidade. Geralmente é causada por infecção crônica no epidídimo. Nestes casos se observa a expressão facial de dor ou que o paciente acuse dor ao exame físico.

A varicocele altera o espermograma por diminuição do número e mobilidade dos espermatozóides, oligoastenospermia. Por isso, é a principal causa de subfertilidade masculina. Entretanto, a varicocele pode não causar dano expressivo a qualidade dos espermatozoides. Portanto, muitos homens são pais, sem nunca saberem da existência da doença.

Quase todos mamíferos tem seus testículos fora do corpo. No homem, isso diminui a temperatura em torno de 2 graus centígrados que tem importância para produção dos espermatozoides. Existem outras teorias que procuram explicar o dano ao testículo. Pela varicocele pode ocorrer a chegada de metabólitos provenientes dos rins e da adrenal para o testículo. Assim, podem interferir na espematogênese (formação dos espermatozóides no testículo).

4. Classificação da varicocele, se divide em graus:

1. No grau I, as veias são pequenas e somente palpada sua dilatação pela manobra de Valsalva (aumento da pressão abdominal ao se soprar com o dorso da mão obstruindo a saída do ar pela boca) ou ser constatada durante o exame de Doppler.

2. Grau II, as veias não são visíveis na inspeção deitado, mas palpadas de pé.

3. Grau III, veias facilmente visíveis na visualização da bolsa testicular e ainda mais quando avaliados com o paciente de pé.

O diagnóstico definitivo é hoje feito com ultrassom Doppler, que mede o tamanho dos testículos e largura das veias espermáticas. Quando se realiza a manobra de Valsalva se observa fluxo inverso venoso, ou seja, ao invés de subir, desce.

Os pequenos vasos do plexo pampiniforme do cordão espermático geralmente variam de 0,5-1,0mm em diâmetro. Portanto, dilatação destes vasos em mais de 2mm confirma o diagnóstico. Muitos casos são diagnosticados por investigação de casal infértil. A investigação deve começar após um ano do casal manter relação sexual sem uso de nenhum método anticoncepcional.

5. Tratamento

O tratamento da varicocele é cirúrgico. Se for do lado esquerdo, como geralmente o é em 90% dos casos, a cirurgia é feita por incisão inguinal sobre o cordão espermático. Assim, nesta cirurgia se interrompem todas as veias do cordão espermático. Se o Doppler mostrar varicocele bilateral, deve-se realizar bilateralmente. Então, isto ocorre em 10% dos casos.

Raros casos de varicocele causam dor. Portanto, não se opera um paciente com varicocele dizendo que sua dor se resolverá. Geralmente a dor surge de outra doença concomitante que pode estar ocorrendo. Este paciente deve ser investigado para diagnosticar a verdadeira razão da dor.

A causa mais importante é a epididimite, causada por microorganismos que cronicamente estão instalados nos dutos formadores do epidídimos, mais frequentes pela Clamídea, Micoplasma e Neisseria gonorreia, portanto, adquiridos sexualmente. Neste órgãos, os espermatozoides são maturados durante a ejaculação serem eliminados. O primeiro ejaculado no orgasmos são fruto da sua eliminação e seguidos dos líquidos provenientes das vesículas seminais (75%) e próstata (20-22%).

Após a cirurgia, acompanha-se o paciente com espermograma, realizados a cada 3 meses. Desta maneira, se verifica a melhora da qualidade do sêmen. Este tempo para se colher o espermograma é determinado pelo  tempo para formação dos espermatozoides pelos testículos.

Pacientes subférteis com varicocele conseguem tornar-se pais em torno de 50% após a correção cirúrgica. Quanto mais jovens forem diagnosticados e tratados os pacientes, maiores serão as chances deste sucesso. Testículos muito diminuídos estão mais afetados e muitas células, as espermatogonias já foram destruídas (células primordiais que vão formar os espermatozoides). Em alguns casos, ainda é possível se observar que os testículos aumentem de tamanho, tornando-se mais consistentes e firmes e mostrando portanto, clara recuperação. Todavia, o tamanho do testículo depende da porção formadora dos espermatozoides.

6. Prevenção

Não existe nenhuma forma de prevenção, já que é uma anomalia congênita.

Os pacientes adultos que observarem aumento súbito do volume das veias no escroto devem procurar seus urologistas para investigação diagnóstica, pelo risco de serem portadores de uma neoplasia. Caso queira mais informação sobre o câncer de testículo.

Contudo, caso você queira saber mais sobre esta e outras doenças do trato gênito-urinário acesse a nossa área de conteúdo para pacientes para entender e ganhar conhecimentos. São mais de 145 artigos sobre diversos assuntos urológicos disponíveis para sua leitura. A cultura sempre faz a diferença. Você vai se surpreender!